
“Sofro tão incrivelmente
Que morro porque não morro”
[Santa Teresa D’Avila]
A palavra ansiedade vem do latim “anxietate” e nos dicionários tem como significado: aflição, angústia, ânsia, medo, receio, atitude emotiva concernente ao futuro e que caracteriza por alternativas de medo e esperança, entre outros.
Os termos ansiedade ou transtornos ansiosos são as recentes denominações do que antes chamávamos de neuroses (da época de Freud).
Entendemos que ansiedade está ligada a um futuro desconhecido e temido.
ATAQUE DE PÂNICO:

é uma crise de ansiedade aguda e intensa, de pouca duração e com manifestações físicas como falta de ar, tremores, sudorese, taquicardia, tontura. A crise geralmente passa após 20 ou 40 minutos e em seguida ocorre uma sensação de cansaço, fraqueza, pernas bambas. Pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Podem ocorrer sem causa específica, ou quando a pessoa é exposta a situações que provocam ansiedade,
TRANSTORNO DE PÂNICO: é quando ocorrem ataques de pânico repetidos e inesperados ou um ataque quando seguido de pelo menos um mês de preocupações em ter novos ataques.
Vale lembrar que a denominação “Pânico” vem do grego “panikon” que tem como significado susto ou pavor repetitivo. Na mitologia grega o deus Pã, que possuía chifres e pés de bode, provocava com seu aparecimento, horror aos pastores e camponeses. Em Atenas teria sido erguido na Acrópole um templo ao deus Pã, ao lado da Ágora, praça do mercado onde se reunia a assembléia popular para discutir os problemas da cidade, sendo daí derivado o termo agorafobia, usado em psiquiatria para designar o medo de lugares abertos e de multidões.

AGORAFOBIA: a ansiedade que se sente em locais ou situações onde possa ser difícil ou embaraçoso escapar, e o auxílio poder não estar disponível na eventualidade.
(Pode acontecer também quando a pessoa está só, é o medo de ter medo.)
“Não se deve ter medo de ir até ao
fundo das coisas, até à sua
última realidade a dor”
[Santo Agostinho]
Um comentário:
Oi querida!
Nossa! Gostei do texto.
Pânico, dor... isso ja faz parte de mim...
P.S.: o link do meu meu blog ganhou um tracinho e ficou assim 'penumbra-particular...' {sem o traço vai p o link do blog q eu exclui}.
Uia... gostou da musikinha ne? rsrs
Beijos...
Postar um comentário